Pedágio automático: o que é, benefícios e como funciona

Pedágio automático: o que é, benefícios e como funciona

Mateus Leonhardt

Os planos de pedágio automático permitem economia de tempo e dinheiro, trazendo mais comodidade e agilidade para o dia a dia

Ninguém gosta de ficar parado em filas por muito tempo. Seja para pagar um estacionamento ou passar pelo pedágio, sempre acontece a espera que pode custar o tempo e paciência do motorista.

Para facilitar essas situações, surgiram os sistemas de pedágio automático, que permitem facilitar a fluidez do trânsito em corridas do cotidiano e viagens de carro, tudo isso por meio de um adesivo colado no para-brisa do veículo.

Para entender melhor sobre o assunto, a ConectCar vai te contar como funciona, o que considerar antes de aderir a algum plano e os principais benefícios que o pedágio automático pode trazer à sua rotina. Confira!

 

Como funciona o pedágio automático?

Os sistemas de cobrança automática funcionam por meio de um adesivo que contém um dispositivo de identificação que deve ser instalado do lado de dentro, no para-brisa do veículo.

Toda a tecnologia funciona por radiofrequência: o pedágio automático identifica o adesivo, verifica se os dados estão batendo na base e, por fim, libera a cancela. Para que essa verificação seja feita, o adesivo precisa estar desbloqueado.

 

É difícil de instalar?

Não, a instalação do adesivo de pedágio automático é bastante fácil e prática, basta seguir as orientações para o modelo do seu veículo.

A maioria dos veículos possuem uma área livre junto ao retrovisor onde pode ser feita a instalação do adesivo. O recomendado é colar o adesivo do lado de dentro do veículo, na posição horizontal, com o logo da ConectCar virado para cima, no meio do para-brisa e um pouco abaixo do retrovisor.

 

Saiba os benefícios do pedágio automático

O sistema de cobrança automática é a melhor opção para evitar as filas grandiosas em pedágios e estacionamentos. O motorista que tem o dispositivo instalado no para-brisa do veículo, consegue passar por praças de pedágio sem precisar esperar longos períodos e nem manusear dinheiro enquanto dirige.

Para quem viaja muito de carro ou frequenta estacionamentos conveniados, o adesivo de cobrança automática oferece ainda mais vantagens: o usuário seleciona um plano e pode programar uma recarga automática ou fazer recargas avulsas pela internet conforme precisar, o que permite maior controle dos gastos.

Também vale lembrar, que existem dispositivos de pedágio automático para empresas de grande ou pequeno porte. Nesse caso, as frotas podem passar direto pelas cancelas de pedágios de rodovias de todo o Brasil, facilitando o controle financeiro e o trabalho de gestão.

Além do mais, com o adesivo de cobrança automática é possível economizar combustível e evitar desgaste do veículo.

 

Utilize o pedágio automático com a ConectCar

O adesivo da ConectCar é composto por uma antena que, ao se aproximar do pedágio, é reconhecida pela cobrança automática, liberando a passagem do veículo.

O adesivo funciona após você ativá-lo, cadastrar o cartão de crédito para realizar a primeira carga e colá-lo no para-brisa do carro. As passagens são debitadas do seu saldo, assim como as mensalidades. Você pode controlar toda a conta e os gastos diretamente pelo aplicativo da ConectCar.

Assim, você abre cancelas em pedágios do país, além de estacionamentos, shoppings e aeroportos por onde você for.

O que está incluso no custo do pedágio?