Aprenda a fazer o cálculo de consumo de combustível do seu veículo

Aprenda a fazer o cálculo de consumo de combustível do seu veículo

Ricardo Santana

Você sabia que ter em mãos o controle de consumo do seu veículo pode fazer muita diferença no bolso no fim do mês?

A gestão do seu veículo vai desde saber calcular o quanto ele gasta de combustível, até as necessidades mais rotineiras, como lavagem ou troca de óleo.

Saber controlar essa gestão é uma forma de mapear onde você pode estar gastando mais com seu carro e, consequentemente, planejar melhor a sua economia.

Como calcular o consumo de combustível?

A conta é simples e deverá fazer parte do processo de análise de rendimento do seu veículo. Cada automóvel tem suas diferenças, o que acaba impactando nos gastos excessivos. Por isso, leve em conta a quantidade de litros abastecidos e o número de quilômetros rodados.

O ideal é estar com o tanque baixo para abastecer, assim você pode identificar melhor o número de litros por quilômetro.
Para calcular a média em quilômetros por litro, você pode dividir os quilômetros percorridos pela quantidade de litros que a bomba marca no abastecimento. Por exemplo, se você rodou 500 quilômetros e no abastecimento precisou colocar 30 litros para completar o tanque, a média será de 16,66 quilômetros por litro (500 dividido por 30).

Abastecer com álcool ou gasolina?

A principal diferença entre os combustíveis é a origem de cada um deles. O álcool, conhecido também como Etanol, é considerado um combustível renovável e ecologicamente correto, de origem vegetal. Já a gasolina tem origem fóssil derivada do petróleo, que é uma fonte esgotável e que sofre impacto econômico.

Para saber qual dos combustíveis é mais vantajoso para abastecer seu veículo, você precisa fazer a seguinte conta: divida o preço do litro do álcool pelo preço do litro da gasolina. Caso o resultado for menor que 0,7, abastecer com álcool é a opção mais econômica. Se for maior, a gasolina é mais vantajosa.

Apesar de parecer mais econômico, o álcool tem um consumo maior, porque sua combustão acontece mais rapidamente. Ou seja, o motor do veículo consome mais álcool para se desenvolver. Ao contrário da gasolina, que possui um tempo de combustão mais longo.

Fatores que podem interferir no consumo do combustível

É preciso ficar atento a gestão do consumo do automóvel, para controle e previsão de gastos.
Confira alguns dos fatores que interferem no consumo:

  • Condução inadequada: acelerações/desacelerações desnecessárias e passagem incorreta das marchas.
  • Ar-condicionado: seu uso aumenta o consumo de combustível. Porém, gera menos gastos em velocidades menores que 80km/h. Ou seja: prefira vidros abertos quando estiver andando pela cidade e ar condicionado quando estiver na estrada.
  • Carro cheio: o excesso de carga deixa o veículo mais pesado e gera maior esforço para a movimentação, gastando mais combustível.
  • Vidros abertos: se estiver acima de 80km/h, a resistência do ar com a janela aberta é tão grande que faz com que o carro gaste mais combustível.
  • Pneus desalinhados: além de impactar na segurança dos passageiros, os pneus precisam estar em equilíbrio e calibrados para não influenciar no consumo.
  • Velas desgastadas: a vela é um dos principais componentes que gera energia na câmara de combustão. Se ela está desgastada, a queima de combustível fica desregulada.

Evite andar com o veículo com combustível muito baixo, diminuindo as chances do automóvel ter uma pane seca, que nada mais é a falta de combustível. Fique sempre alerta quanto aos sinais do automóvel e verifique se o marcador de combustível está funcionando normalmente. Afinal, esse descuido pode pesar (e muito) no seu bolso e na carteira: segundo o artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa é de R$130,00. A infração, considerada média, gera quatro pontos na CNH.

Abastecer o carro vai ser muito mais fácil agora, afinal com essas dicas simples e todas as informações, você vai aprender a gerir melhor os seus gastos com combustível no seu dia a dia, ficar atento ao consumo excessivo, economizar no fim do mês e principalmente: manter a sua segurança.

Agora que você já sabe como economizar combustível, que tal economizar também para passar sem filas em pedágios e estacionamentos? Conheça os planos da ConectCar. Temos planos para todos os tipos de motorista, a partir de R$9,50. Vem ser ConectCar.

QUERO CONHECER OS PLANOS DA CONECTCAR

5 dicas de viagem longa para aproveitar as férias com tranquilidadeIPVA, DPVAT e Licenciamento: entenda os impostos de começo de ano e organize suas contas
ConectCar