Saiba como economizar gasolina em uma viagem de carro

Saiba como economizar gasolina em uma viagem de carro

ConectCar

Quer saber como economizar gasolina? A resposta está na forma como você dirige e como escolhe o combustível. Saiba mais sobre o assunto!

Para economizar gasolina, basta seguir alguns passos simples: primeiro, é preciso manter a manutenção do carro em dia e, depois, escolher o combustível de qualidade para abastecer e, por fim, dirigir corretamente.

Práticas simples, quando aplicadas em atividades do cotidiano, podem fazer toda a diferença no consumo de combustível. Por isso, a ConectCar separou sete dicas que podem fazer você poupar dinheiro nas corridas do dia a dia e, também, em suas viagens de carro.

Acompanhe!

1. Mantenha a revisão do carro em dia

Uma boa manutenção ajuda a manter o consumo de combustível sempre na medida certa e sem excessos. Isso porque o olhar de um mecânico detecta falhas no funcionamento do veículo e identifica itens que estejam afetando o consumo do combustível. Por isso, procure sempre um especialista para fazer manutenção no seu veículo e tente trocar as peças sempre que um problema aparecer.

Confira os principais itens que podem prejudicar a sua economia de gasolina:

Pneus

Faça calibragens a cada 15 dias, porque pneus murchos ou com a calibragem errada podem ser responsáveis por 20% do consumo.

Velas

Troque as velas de acordo com a quilometragem recomendada pela montadora, pois esse item é essencial na hora de queimar a mistura ar/combustível.

Filtros

Um filtro de ar sujo pode aumentar o consumo de gasolina e prejudicar o desempenho de gasolina em até 10%.

Válvula

Além de prejudicar a economia de combustível, uma válvula desregulada também pode trazer níveis baixos de óleo lubrificante.

2. Escolha o melhor combustível

Abastecer com um combustível “batizado” – aquele com querosene ou etanol com água – é extremamente prejudicial para o veículo e seu consumo de gasolina, porque a gasolina de má qualidade interfere na leitura do sistema de injeção eletrônica. Por isso, dê preferência à postos de gasolina com selo da ANP (Agência Nacional do Petróleo), órgão regulador das atividades das indústrias de petróleo e gás natural e de biocombustíveis no Brasil.

3. Vá na velocidade certa

Muitas pessoas acreditam que correr ajuda a economizar gasolina. Entretanto, dependendo do veículo, o “pé pesado” pode causar um trabalho excessivo no motor e uso extra de energia, queimando mais gasolina para chegar na velocidade almejada. Além disso, pesar na velocidade é algo perigoso e que pode causar acidentes.

Por outro lado, você também não pode desacelerar a ponto de deixar o carro morrer, pois isso também pode influenciar no gasto de combustível, já que o carro puxa mais energia na hora da partida. Então, a dica para economizar gasolina é: dirigir de maneira constante, dentro dos limites de velocidade, e com uma rotação sempre agradável e segura.

4. Abasteça em um posto de gasolina com descontos

Escolher um posto de gasolina com descontos exclusivos ajuda a economizar gasolina, especialmente se você usa o carro todos os dias para ir ao trabalho, por exemplo.

Você sabia? O Posto Ipiranga oferece abastecimento mais barato para os clientes da ConectCar dos planos Completo e Urbano!

É muito fácil. Basta baixar o app da ConectCar em seu smartphone, clicar no ícone “abastecer” e depois esperar ser direcionado para o app “Abastece Aí”, da rede de postos de gasolina. Depois, basta cadastrar um cartão de crédito como forma de pagamento para garantir 5% de desconto a cada vez que abastecer.

5. Não fique com o motor ligado à toa

Há quem diga que deixar o motor ligado faz economizar gasolina, já que o carro consome muita energia durante a partida. Saiba que isso é um mito, porque a partida do motor equivale ao consumo do carro parado ligado por 10 segundos.

A nossa dica é que você desligue o motor do veículo caso fique parado por bastante tempo ou por mais de 10 segundos.

6. Viaje leve

Apetrechos e um porta-malas recheado pode, é claro, deixar o veículo mais pesado e precisando de maior aceleração para movimentar-se. Quando isso acontece, o carro consome mais combustível.

Por isso, que tal chegar o peso máximo recomendado pelas montadoras no manual do proprietário? Além disso, é fundamental tirar do veículo itens desnecessários ou até mesmo as bagagens que sobrou da sua última viagem de carro.

7. Evite acelerar ou frear bruscamente

Como já dito anteriormente, a velocidade que você dirige pode dizer muito sobre o consumo de gasolina, assim como a força utilizada em freadas e aceleradas. Então, tente aumentar ou diminuir a velocidade de maneira gradativa e, quando ver um farol vermelho, vá reduzindo a velocidade para retomar de maneira mais suave.

Agora que você já sabe como economizar gasolina, que tal conhecer a tecnologia da ConectCar? Com o nosso adesivo de cobrança automática, você evita ficar parado em filas grandes de pedágios e garante descontos exclusivos nos postos da rede Ipiranga. Assim, fica mais fácil economizar gasolina e aproveitar o melhor do seu veículo!

Viajar no feriado: 6 dicas para não ficar preso no trânsito11 dicas de viagem que você precisa conhecer!