Dicas e cuidados para fazer uma ótima viagem de carro

Dicas e cuidados para fazer uma ótima viagem de carro

Marilia Giraudon

Fazer uma viagem de carro é uma experiência que fica gravada na memória, afinal, há muitas rotas para explorar, fazer novas descobertas e curtir paisagens incríveis pela janela.

Mas, antes de pegar a estrada, é preciso ter alguns cuidados para evitar imprevistos.

Organizar-se com antecipação, calcular os gastos com pedágios e revisar o carro são alguns cuidados para fazer uma ótima jornada sobre quatro rodas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira as dicas da ConectCar e coloque o pé na estrada!Viagem de Carro

 

Calcule os gastos com combustível

Organizar-se antecipadamente pode fazer toda a diferença em sua viagem de carro.

Por isso, sente com as pessoas que vão acompanhá-lo durante o percurso e tente calcular a média de gastos com combustível e gasolina.

Outra dica para organizar sua viagem de carro e saber de todos os gastos com o pedágio, é colar um adesivo de cobrança automática no veículo.

Dessa forma, é possível controlar todos os gastos e aproveitar ainda mais o tempo, sem precisar esperar longos períodos nas filas quilométricas e nem se preocupar com o dinheiro e moedinhas.

Faça uma revisão no carro

Antes de viajar, é fundamental separar um tempinho para checar o veículo. Você pode evitar muitos imprevistos dando uma parada no posto de combustível perto de casa ou conversando com um mecânico de sua preferência.

Os itens mais importantes para revisar no carro são:

  • Painel
  • Óleo e filtro
  • Filtros de ar e combustível
  • Arrefecimento
  • Pneus
  • Freios
  • Bateria
  • Palhetas
  • Suspensão
  • Faróis
  • Itens de emergência: triângulo, macaco, chave de roda, estepe e extintor

Vá sem pressa

De nada adianta se organizar antecipadamente e, quando chegar o grande momento, sair com pressa de casa.

No dia, comece os preparativos uma hora antes de partir, para que você tenha tempo de colocar as malas no carro, trancar a casa e verificar se está levando tudo que precisa. Dessa forma, você consegue fazer uma viagem mais tranquila e sem precisar correr.

Viagem de carro relaxante

Ligue o GPS

O GPS, do celular ou do próprio carro, quebra um galho durante vários momentos da viagem. O mecanismo consegue calcular a distância até o destino, mostrar estabelecimentos e pontos turísticos próximos, dar informações sobre o trânsito e oferecer uma série de outras informações relevantes para o viajante. Mas é claro que quem deve ficar de olho em que pontos parar é o passageiro. 😉

Uma boa dica, caso o celular perca o sinal, é deixar os mapas das redondezas do destino offline no aparelho.

Faça uma playlist de viagem

Uma boa playlist de músicas para viagem pode deixar o seu passeio ainda mais especial. A trilha sonora precisa ter opções de todos os gêneros, para agradar você e os outros passageiros do veículo.

Vale selecionar antecipadamente as músicas que vão tocar ou apenas dar play em alguma das muitas playlists de viagem que estão disponíveis nos streamings de música.

Faça paradas, alimente-se e beba muita água

É essencial que você e seus companheiros de viagem façam paradas ao longo do percurso, para ir ao banheiro e se alimentar de maneira adequada. Além disso, parar em postos de gasolina e restaurantes é o momento perfeito para caminhar e alongar as pernas e coluna.

Também vale preparar uma bolsa térmica para guardar bebidas e petiscos para quando a fome apertar. Opte por frutas e sanduíches leves, que não pesem no estômago e nem estraguem com facilidade. Leve bastante água para manter-se hidratado.

Além disso, levar as coisas de casa é uma excelente maneira de fazer economia.

Acampe

E por falar em economia, que tal acampar ao invés de ficar em hotéis? Você pode passar a noite em campings ou dentro do próprio carro, basta ter os equipamentos certos: como uma barraca automotiva, colchão inflável, saco de dormir, travesseiros e manta. Com certeza vai ter muito mais histórias para contar por onde você for.

Lembre-se: em viagens muito longas, fazer paradas é questão de necessidade, afinal, além de ser altamente perigoso, o sono pode deixar o passeio estressante e desconfortável.

Viagem de carro com os amigos

Curtiu as dicas da ConectCar para fazer uma boa viagem de carro? Acesse o nosso site e conheça a tecnologia que está presente nas rodovias pedagiadas do país, além de estacionamentos, shoppings e aeroportos.

O que está incluso no custo do pedágio?Música para viagem de carro: 12 sugestões para a sua playlist