Aprenda a economizar combustível nas viagens de férias

Aprenda a economizar combustível nas viagens de férias

ConectCar

Você vai viajar nos próximos dias? Saiba que existem dicas infalíveis para economizar combustível durante a viagem.

Com o preço do combustível cada vez mais alto e pesando no bolso do brasileiro, qualquer economia é muito bem-vinda, não é mesmo? Por isso, saiba que pequenas mudanças nos seus hábitos já fazem diferença. Altas velocidades, longas distâncias, falta de manutenção do automóvel e pedágios podem representar um maior consumo de combustível durante sua viagem.

Para evitar, ou pelo menos controlar os gastos, separamos algumas dicas para economizar combustível nas viagens de férias.

Revisão do carro
Essa é a principal dica e a primeira que deve ser feita. A falta de revisão do carro pode acarretar problemas e aumentar em até três vezes os riscos de acidente. Invista na revisão para viajar com segurança e tranquilidade.
Alguns itens importantes para a revisão:
– filtros de ar e de combustível;
– cabos e velas de ignição;
– óleo lubrificante do motor e seu filtro;
– rolamentos das rodas;
– suspensão.

Características de fábrica
Os veículos são projetados para terem sempre o melhor rendimento. Quando você mantém os equipamentos de fábrica, o automóvel tende a ser mais econômico. Conheça seu carro e tenha o manual em mãos sempre que necessário.

Pneus calibrados
Você sabia que pneus murchos podem aumentar em até 20% o consumo de combustível? Isso acontece porque o impacto do pneu na estrada exige maior rendimento quando ele está vazio, o que consequentemente gasta mais combustível. Verifique no manual qual a pressão ideal dos pneus e calibre-os semanalmente, de preferência.

Alinhamento perfeito
Mesmo que os pneus estejam calibrados, você precisa dar uma olhada no alinhamento das rodas sempre que necessário. Rodas desalinhadas costumam puxar o veículo para direções diferentes, fazendo com que o motor se esforce para arrastá-las para um mesmo sentido. Ou seja, vai consumir mais combustível.
O alinhamento deve ser feito conforme a recomendação do fabricante, geralmente a cada 10 mil quilômetros rodados.

Fique atento à velocidade
Quanto maior a velocidade, maior o consumo, pois a resistência do ar aumenta e exige maior esforço do motor. Mesmo rodando por menos tempo, a eficiência do veículo é reduzida quando há maior velocidade. Pesquisas mostram que uma viagem a 100km/h gasta 30% a mais de combustível do que a mesma viagem com o trajeto feito a 80 km/h.
Além de garantir a sua segurança, você evita multas por excesso de velocidade e ainda economiza combustível.

Evite andar em “ponto morto”
Era muito comum ouvir das pessoas mais velhas que colocar o carro em “ponto morto” reduzia o consumo de gasolina. Desengatar a marcha pode ser perigoso, afinal o veículo pode ganhar velocidade de repente e não tem a ação do freio motor para auxiliar na frenagem.

Janelas abertas ou ar condicionado?
O uso do ar condicionado aumenta em média 10% o consumo de combustível do carro. Já ao abrir a janela em velocidades acima de 80 quilômetros por hora, o gasto com álcool ou gasolina é maior do que com o aparelho ligado. Ou seja: prefira vidros abertos quando estiver andando pela cidade e ar condicionado quando estiver na estrada.

Cuidado com a bagagem
Você fez o planejamento de quantos dias vai ficar viajando? Porquê dessa forma saberá exatamente o quanto de bagagem deverá levar. Afinal, o excesso de peso do carro faz com que o motor se esforce mais para render e, consequentemente, irá aumentar o consumo de combustível. Leve somente o necessário e evite o uso de racks e bagageiros externos, que podem comprometer a aerodinâmica do veículo e elevar o consumo. Prefira bagagens pequenas no próprio porta-malas.

Pronto! Com essas dicas com certeza você vai conseguir pensar melhor na economia de combustível do seu veículo e vai curtir muito mais sua viagem de férias!

Bateu a preguiça? Confira dicas práticas para arrumar a mala antes de viajar!Por que colocar um adesivo no meu carro para passar sem filas?