5 dicas de viagem longa para aproveitar as férias com tranquilidade

5 dicas de viagem longa para aproveitar as férias com tranquilidade

ConectCar

Fazer uma viagem longa de carro, atravessando o país e conhecendo vários lugares é o sonho de muitas pessoas.  Mas, para viajar com tranquilidade e conforto, é preciso tomar algumas decisões e cuidados que podem fazer uma grande diferença na hora de aproveitar cada minuto da viagem.

Para essa aventura se tornar inesquecível, separamos 5 dicas para você curtir o melhor da estrada e evitar aqueles famosos perrengues de viajante.

  1. Planeje seu destino
    A primeira coisa é saber para onde você quer ir. Com o local decidido, você consegue traçar a rota e escolher bem as estradas por onde vai viajar. Além disso, fica mais fácil calcular os gastos com pedágio e gasolina, evitando surpresas desnecessárias durante o trajeto.
  2. Faça a revisão do seu carro
    Já comentamos sobre a importância de revisar o seu carro, principalmente antes de viajar. Com pelo menos 15 dias de antecedência, leve o automóvel em uma oficina especializada. Ah! Não esqueça de calibrar os pneus (inclusive o estepe) e verificar se todos os itens obrigatórios estão no carro.
  3. Fazendo as malas!
    Quantos dias você pretende ficar na estrada? Essa informação é muito importante na hora de escolher o que levar. Afinal, não pode faltar nada, mas levar coisas em excesso pode prejudicar o espaço do porta malas. É praia? Campo? Leve sempre o essencial e uma bolsa de primeiros socorros com remédios, curativos, protetor solar, etc.
  4. Já pensou nas músicas?
    Se a viagem vai ser longa, então você precisa de uma boa playlist com suas músicas preferidas. Seu tempo dentro do carro pode ser muito mais aproveitado quando embalado por uma boa música. Por isso, o ideal é que você monte sua playlist junto com as pessoas com quem você vai dividir esse momento. Gosto é gosto, né? Mas ficar sem música não dá!
  5. Pare para descansar
    Vai dirigir por muito tempo? Então faça pequenas pausas para descansar e aproveitar a vista. A viagem precisa ser agradável e sem estresse, por isso relaxar é tão importante. Se o destino é muito longe é legal você considerar parar para dormir. Assim, você viaja durante o dia e dá uma pausa noturna. O bom disso é que você pode conhecer um lugar a mais, jantar tranquilamente e ainda descansar para seguir viagem no dia seguinte. Lembre-se: a viagem não é só o destino, é também o caminho. Aproveite tudo! 🙂

Caso tenha decidido viver essa aventura de última hora, então é preciso fazer um checklist com alguns itens que você não pode esquecer:

– Trace a rota e verifique os valores dos pedágios;
– Tanque cheio! Você precisa garantir que não vai ficar parado durante a viagem;
– Revisão e manutenção rápida do carro: faróis, freios, pneus, óleo.

A viagem de carro é no exterior?

Uma viagem para o exterior exige um pouco mais de cautela em relação ao planejamento. O ideal é contratar um seguro viagem internacional para evitar contratempos.
Também é importante estudar as leis de trânsito do país que você escolheu viajar. Existem algumas regras diferentes do Brasil e é melhor evitar qualquer infração que pode atrapalhar sua experiência.
Além disso, alguns países exigem a carteira de habilitação internacional, também conhecida como PID – Permissão Internacional para Dirigir. A requisição deve ser feita junto ao Detran da sua cidade ou pela internet. Os documentos necessários para requisitar são: CNH, RG e CPF.

Se você for com o seu carro, verifique a documentação

O documento do carro está em dia? É muito importante estar com tudo pago e pronto para viajar, assim você evita gastar com multas ou pior: ficar sem seu carro.
Além dos documentos do veículo, os seus também precisam estar em dia. Principalmente os oficiais com foto: RG e CNH. Tenha sempre em mãos para não ficar em apuros.

Viajar de carro é sempre muito bom! Traz liberdade, independência e conforto. Com essas dicas a sua viagem vai ser muito mais prazerosa e inesquecível. Só vai!

Shopping em BH: 6 shoppings para visitar em Belo HorizonteAprenda a fazer o cálculo de consumo de combustível do seu veículo